sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A verdade



- Tal fervor pela verdade!Perdoe-me, professor Niestzshe, se soô desafiador, mas concordamos em falar a verdade. O senhor fala sobre a verdade em um tom sagrado, como se quisesse substituir uma religião pela outra. Permita-me bancar o advogado do diabo. Permita-me perguntar: por que tal paixão, tal reverência pela verdade? Em que ela beneficiará meu paciente desta manhãa?

- Não é a verdade que é sagrada, mas a procura de nossa própria verdade! Haverá ato mais sagrado do que a auto-inquirição? Minha obra filósofica, dizem alguns, está erigida sobre areia: meus pontos de vista mudam constantemente. Mas uma de minhas sentenças de granito é: "Torna-te quem tu és." E como descobrir quem e o que se é sem a verdade?"

(Conversa entre Niestzshe e Buier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário